Introdução
Neste Blog vocês vão explorar diversas atividades, para que seu aprendizado aconteça de uma maneira diferenciada, de modo que seja valorizado o processo de construção do conhecimento.
Através de modelagem e interpretação de resultados, queremos levá-los ao conceito de limite. Esperamos que as atividades que estão na aba CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO auxiliem nesse processo, e a qualquer dúvida é possível entrar em contato com os organizadores.
Falando em limite
Na linguagem do dia a dia, as pessoas referem-se a limite de velocidade, limite de peso do lutador, esticar uma mola até seu limite. Sugerindo que limite é um limiar, que pode não ser atingido em alguns casos, e em outras ocasiões pode ser alcançado ou ultrapassado.
Por exemplo:
Por exemplo:
Suponha que um físico queira obter determinada medida quando a pressão do ar é zero (vácuo). Como é impossível obter o vácuo perfeito no laboratório, um caminho natural para abordar o problema consiste em obter medidas a pressões cada vez menores. Se, ao aproximar a pressão a zero, as medidas correspondentes se aproximarem de um determinado número L, então é razoável, admitir que, no vácuo, o valor da medida seja L. Ou seja, num experimento deste tipo a pressão x nunca chega a exatamente zero, mas os modernos equipamentos de vácuo podem obter pressões extremamente próximas de zero.
Do mesmo modo, um químico utiliza processo de limite para medir a condutividade equivalente de uma solução de cloreto de sódio numa célula elétrica. A condutividade k da solução é dada por k = b/R, onde R é a resistência da célula e b é uma constante que depende da célula. Se a resistência R é grande, a condutividade é pequena; se R é pequena, então k é grande. Se a solução tem concentração de C moles por litro, então a condutividade equivalente é dada por Ec= k/C =b/RC. Assim, para conhecer o movimento dos íons na solução, é necessário estudar os valores de Ec em soluções extremamente diluídas, ou seja, quando a concentração é "quase" nula (próxima de zero). Note que não podemos ter C=0, pois neste caso, não haveria cloreto de sódio presente , e Ec não existiria.
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